Como reiniciar o notebook de forma correta e segura

Seu notebook está muito lento ou travando o tempo todo?  Então pode ser necessário reiniciar a máquina. Como fazer isso da forma correta? Como saber se vai mesmo resolver o problema?
Se você tem esse tipo de dúvida, não se preocupe. Nesse artigo esclareceremos essa questão, além de dar dicas para reiniciar o seu laptop da forma correta, além de te ensinar a fazer a reinicialização pelo teclado ou mesmo quando o PC estiver travando.
Como reiniciar o notebook de forma correta e segura
Foto de Mikhail Nilov no Pexels
Continue lendo para descobrir.

Como saber se preciso reiniciar o notebook?

Para pessoas que usam notebooks no dia-a-dia, é comum utilizar  a mesma  máquina para realizar várias atividades diferentes.Se você se encaixa nesse perfil, isso pode eventualmente trazer problemas no funcionamento do seu PC.
Dessa forma, utilizar o PC sem a devida atenção com a capacidade de uso dos sistemas da máquina pode acabar causando travamentos ou mesmo lentidão,  trazendo à tona uma pergunta muito frequente: “Será que preciso reiniciar meu notebook?”
Nesse caso, a resposta nem sempre é sim. Apesar de um travamento ou sobrecarga do sistema parecerem problemas simples de resolver com uma reinicialização do PC, esse pode não ser o caso.
Em muitos casos, reiniciar o notebook nem sempre resolverá o problema que você está enfrentando, pois, existem inúmeros fatores internos do seu PC que podem interferir no funcionamento geral da máquina, e às vezes eles são muito profundos.
Por isso, para saber se precisa reiniciar o notebook, primeiro investigue o que pode  estar causando o problema, ou se ele é mesmo tão simples quanto você pensa. Isso te ajudará  a entender o que exatamente  precisa realizar para resolvê-lo.

Como reiniciar o notebook no Windows?

Se você já passou pela primeira etapa de investigação do problema, agora deve ter certeza que precisa reiniciar o seu notebook, ou talvez queira tentar essa opção antes de procurar ajuda.
Sendo assim, veremos como fazer para reiniciar o notebook pelo próprio sistema do Windows.

Para fazer isso, basta seguir esses passos simples:

  1. Com o computador ligado e funcionando, vá até o menu iniciar (ícone do Windows)  na área de trabalho e clique nele;
  2. Com o menu aberto, clique no símbolo de “Ligar/desligar”,  o primeiro que aparece em uma coluna à esquerda;
  3. Clique no ícone e depois em “reiniciar”,  o primeiro ícone da sequência;
  4. Aguarde a reinicialização do PC.
Pronto, a reinicialização está completa, e você pode continuar usando seu notebook normalmente.
Se isso não resolver o  problema, então talvez seja a hora de chamar aquele amigo do TI ou mesmo pedir ajuda a  um técnico.

Motivos para reiniciar o notebook

Se você não tem nenhum problema com o seu notebook e está em dúvida sobre os benefícios de reiniciá-lo frequentemente, saiba que, mesmo em situações de uso comum, essa prática ajudará a otimizar as funções da sua máquina.

Dito isso, conheça  alguns motivos para reiniciar o seu notebook:

  • Otimizar o desempenho geral da máquina;
  • Eliminar bugs temporários ou lentidão;
  • Corrigir erros simples do sistema;
  • Instalar novas atualizações para o PC.
Reiniciando o notebook  frequentemente, você estará tomando precauções para que problemas maiores não aconteçam, preservando a saúde da sua máquina e otimizando a sua produtividade no dia-a-dia.
Por isso, ao usar o seu PC nas atividades diárias, lembre-se de sempre separar um tempo para otimizar a máquina, e reinicie o notebook ao menos uma vez por dia.

Como reiniciar o notebook pelo teclado

Agora que você já aprendeu os benefícios de reiniciar o seu notebook frequentemente, é hora de conhecer uma forma de realizar esse processo usando apenas o teclado, sem precisar de ajuda do mouse ou outra ferramenta.
Para fazer isso é muito simples. Você só precisa abrir a visualização da sua área de trabalho, e usar o atalho “ Alt +F4”.
Após usar o atalho, o Windows exibirá uma aba com opções de desligamento.  Use as setas do teclado para selecionar a opção “reiniciar” nessa aba, movendo o cursor azul até ela, e depois é só clicar em Enter.
 Pronto, seu PC irá reiniciar automaticamente.
Se você gostou da dica, saiba que ela pode ser muito útil para situações em que você não tem acesso ao mouse ou Touchpad, ou mesmo se estiver com pressa para reiniciar a máquina.

Como reiniciar o notebook travado

Já nos casos onde o notebook está completamente travado ou não responde aos comandos normais do mouse, ou Touchpad, existe outra opção que pode ser sua salvadora na hora de fazer uma reinicialização de emergência.
Essa dica consiste em um atalho muito comum no dia-a-dia dos usuários, o “Ctrl +Alt+Del”, e ele vai te levar diretamente a página azul de início, onde você pode encontrar a opção de reiniciar.

Para ficar mais fácil, veremos um passo a passo:

  1. Execute o atalho “Ctrl + Alt + Del”;
  2. Na tela de comandos azul, use a seta do teclado para subir as opções até que o cursor pare no ícone “Power”;
  3. Clique em enter e escolha com a seta a opção “reiniciar”;
  4. Clique em enter novamente e espere a reinicialização.
Pronto! Com essa dica você não vai mais passar perrengue quando o seu equipamento estiver travando, então pode guardar essa informação na sua caixa de ferramentas mental para a próxima emergência desse tipo.

Sempre cuide bem do seu notebook

Agora você já sabe que reiniciar o seu notebook é uma prática recomendada mesmo quando ele não estiver travando, e conheceu atalhos que podem salvar sua vida em um momento de aperto.
Então, para finalizar, lembre-se sempre de cuidar bem do seu notebook. Conheça as configurações do seu sistema para evitar travamentos, nunca use o PC por muitas horas sem reiniciar e mantenha a manutenção sempre em dia.
Seguindo essas dicas você vai garantir uma maior vida útil do seu PC, e a tranquilidade de poder usá-lo sempre com o melhor desempenho.

Curtiu esse conteúdo? Então conta para a gente nos comentários. E não esqueça de continuar acompanhando nossos conteúdos sobre o mundo da tecnologia.

Deixe um comentário