Atualizar para Windows 11: Novidades e PCs que podem atualizar

Anunciado em julho do ano passado, o Windows 11 agitou a curiosidade dos usuários ao apresentar uma versão nova e repaginada, com funcionalidades que valorizam o “design” e a usabilidade e apostam na navegação intuitiva para quem Atualizar para Windows 11.
A  Microsoft também  investiu em um sistema com visual mais amigável e focado na produtividade, que vai agradar tanto os Workaholics de plantão,  quanto os usuários que buscam uma experiência de navegação mais dinâmica.
Se você quer saber mais sobre a nova versão, nós listamos abaixo as principais novidades, vantagens e dúvidas de atualização para você descobrir se já vale a pena migrar para o novo sistema, além de informações sobre os PCs que podem suportar sua instalação.
Veja abaixo:

Novidades do Windows 11

Atualizar para Windows 11

A principal novidade para quem vai atualizar para  Windows 11 é, sem dúvidas, o seu design.
Com uma interface que lembra a de um dispositivo Android, o sistema traz mais simplicidade de navegação e uso, apostando em painéis translúcidos, novo desenho dos ícones e economia de texto,  além da barra de tarefas no centro da tela, recurso que chama bastante atenção no novo visual.
Além disso, o maior espaço entre os ícones na aparência do explorador de arquivos também favorece  a navegação, facilitando a movimentação do usuário na tela. Esse recurso busca atender aqueles que já se acostumaram ao comportamento da tela de um celular.
Para completar a aparência mobile, o sistema conta com um reposicionamento dos tradicionais widgets, bem como das notificações laterais, tornando-os mais acessíveis ao manuseio do usuário.
Mas ele também atende aos workaholics e amantes de games, com ferramentas para ajuste de múltiplas telas de trabalho, e recursos de sistema preparados para o alto desempenho do PC na hora de rodar jogos.

Todos os PCs com Windows 10 poderão atualizar para Windows 11?

Apesar da novidade, nem todos os PCs que já possuem o Windows 10 poderão suportar a instalação do novo sistema.
Isso acontece porque o novo Windows 11 exige configurações de Hardware específicas para melhorar o desempenho no uso de games, o que acaba impedindo que alguns usuários  instalem o programa em suas máquinas, principalmente as mais antigas.
Por isso, para saber se pode instalá-lo no seu PC, confira as compatibilidades exigidas pela Microsoft, que podem ser verificadas no painel de configurações do Windows:
●      Processador dual-core de 1Ghz;
●     4GB de memória RAM;
●     64 GB de armazenamento;
●     Compatibilidade com  tecnologia TPM 2.0 ( Peça de hardware que gerencia a comunicação de software).
Apesar da restrição, novas atualizações estão sendo liberadas com mais frequência, e segundo a própria empresa, os upgrades não serão mais feitos anualmente, aumentando as chances de que esse obstáculo seja eliminado muito em breve.

7 vantagens do Windows 11

 Apesar das novidades já citadas que você pode encontrar no sistema, existem mais algumas vantagens que podem acabar passando despercebidas por um usuário comum, então vale a pena listar todas elas.
Confira as 7 principais vantagens de Atualizar para Windows 11:
1-  Design mais agradável e intuitivo;
2- Layout que simula  a experiência em aparelhos mobile;
3- Interface e usabilidade que melhoram a produtividade;
4- Melhor desempenho em games;
5- Melhor suporte para uso em modo tablet;
6- Possibilidade de baixar e usar aplicativos Android (na versão US);
7- Microsoft Teams Integrado
 
As duas últimas são ótimas surpresas para os usuários, já que com a possibilidade de usar aplicativos no PC, os aficionados pelo mundo mobile podem curtir os benefícios de um celular na tela do computador.
Além disso,  com o Microsoft Teams integrado ao sistema, a rotina de quem trabalha em casa e precisa do programa fica  muito mais fácil.

Como atualizar para o Windows 11?

 A atualização no seu computador pode ser feita  sem muitas complicações, e você mesmo pode executá-la após verificar se ele já é compatível com o novo sistema.
A primeira opção é conferir se já existe uma atualização disponível no Windows Update, acessando a aba de configurações do Windows 10, caso essa seja sua versão.
Se o Windows 11 já estiver disponível, é só ativar a mudança e seguir todos os passos do sistema até tudo estar completo.
Outra opção é usar o assistente de instalação do Windows, que fica disponível no site oficial da Microsoft. Com ele você precisará baixar um arquivo de instalação e executá-lo  no seu computador, que irá realizar uma instalação de 3 etapas seguida de reinicialização.
Uma instalação direta com o arquivo ISO do sistema em um pen drive também é possível, se você quiser optar por um método mais completo.

Você deve Atualizar para Windows 11 ou instalar do zero?

Uma dúvida importante que surge para alguns usuários do sistema é se devem seguir as atualizações ou simplesmente instalar o sistema do zero após uma formatação.
Por ainda ser uma versão recente, o Windows 11 apresentou problemas de funcionamento e pequenos bugs que incomodaram várias pessoas, e questões como dificuldade de processamento, falhas no áudio e no desempenho visual dos games foram algumas das complicações relatadas.
Por conta disso, parte dos usuários atribuíram o problema ao modo de instalação do Windows, que não funcionaria corretamente por ser inserido através de uma atualização sobreposta, e não com uma instalação por formatação.
Por isso, se você testará o sistema, vale a pena ficar alerta para o tipo de instalação que está fazendo, e testar as duas formas  caso encontre os mesmos bugs no seu PC.

Vale a pena trocar de PC para ter o Windows 11 instalado?

 Com todas as vantagens listadas até aqui, resistir à vontade de Atualizar para Windows 11 pode ser uma tarefa difícil, ainda mais se você  não possui um PC adequado para o sistema.
Por conta disso, você pode estar se perguntando se vale a pena trocar o PC antigo por um que tenha suporte para a nova versão, e a resposta ainda é… não.
Exceto se já esteja pensando em trocar sua máquina  e queira aproveitar a oportunidade, não vale a pena investir em outro computador apenas para poder usar o novo Windows.
A atualização ainda está nos seus primeiros estágios, e apesar das mudanças de usabilidade, não traz grandes alterações no funcionamento geral do PC, sendo apenas uma opção mais sofisticada para amantes do Windows 10 ou entusiastas da marca.

Por isso, não precisa se apressar. Aguarde por novas atualizações que possam incrementar a sua experiência, usufruindo do melhor que o sistema tem a oferecer, no momento certo.

Deixe um comentário