O que é memória RAM e qual a diferença para memória ROM?

Fisicamente, a memória RAM se assemelha a um microprocessador, e é de grande importância para o funcionamento de computadores, notebooks, celulares e até videogames. Assim, ela é um dos principais requisitos observados no momento de comprar este modelo de equipamento.

Nem todo mundo entende como funciona e nem quais as características que devem ser consideradas ao escolher este tipo de módulo de memória. Além disso, há quem a confunda com a ROM ou pense que se trata da mesma coisa. Contudo, ao ler este texto, você poderá esclarecer essas e outras dúvidas.

O que é memória RAM?

 

memória ram
memória ram – Reprodução

A sigla RAM é a abreviação das palavras em inglês “Random Access Memory”, que em português quer dizer “Memória de Acesso Aleatório”. Este título pode não significar muito de início, mas é um conceito muito importante na área da informática ele quer dizer que o acesso ao módulo de memória RAM é feito de forma não sequencial, ou seja, os arquivos são acessados de acordo com a necessidade do usuário e do sistema.

De forma prática, a RAM armazena conteúdos dos computadores, mas não de maneira permanente como acontece em um HD ou Pen drive. Na verdade, este módulo de memória está diretamente envolvido na execução de programas e na abertura de arquivos, pois ela busca informações no HD e apresenta os conteúdos de acordo com a necessidade do usuário.

Mas, quando alguém fecha o programa, a memória RAM fica disponível para receber informações de outro processo. Além disso, quando a máquina é desligada, o módulo é completamente apagado.

Como funciona a memória RAM?

Quanto maior a memória RAM, melhor será a capacidade dela de processar informações. Esta capacidade de trabalho é medida pelo fluxo de bits que ela é capaz de suportar durante as operações.

Agora você já sabe que este módulo é fundamental na hora de executar aplicações, então imagine um programa extremamente pesado que está presente no HD de seu computador. Para executá-lo, é preciso que muitos arquivos sejam abertos. Então, se você tem uma boa quantidade de memória RAM, a operação será executada com muito mais facilidade. Mas, se houver pouca, o equipamento ficará lento, já que há pouco espaço para que o programa seja executado e ele ainda tem que dividir a RAM com operações secundárias do sistema operacional que estão rodando no momento.

Fisicamente, a memória RAM possui milhões de transistores e capacitores. Este último é capaz de armazenar elétrons, o que faz com que, ao ser carregado, seja capaz de fazer uma leitura em código binário, o famoso “zero e um”.

Dicas para escolher sua memória RAM?

Todos os computadores e notebooks vendidos atualmente já possuem memória RAM, já que ela é essencial para o funcionamento do sistema. Contudo, há a possibilidade de substituir os módulos, principalmente para melhorar o desempenho do equipamento, quando estamos percebendo uma certa lentidão.

Mas, para escolher a melhor opção, alguns critérios devem ser levados em consideração, por isso, siga as dicas a seguir.

1.Observar o tipo de uso é essencial

O uso de um computador para editar textos e outro para jogar games pesados é totalmente diferente. Por isso, existem módulos de memória RAM desenvolvidos especialmente para gamers, por exemplo, oferecendo um melhor controle de temperatura e outras melhorias;

  1. Adquira o módulo certo

Existem diferenças entre os chips de memória RAM, portanto, se for fazer uma troca, identifique qual é o modelo correto para a sua placa-mãe, DDR3 ou DDR4, por exemplo;

  1. Escolha a quantidade ideal

Para um bom desempenho, você precisa ter a quantidade certa de memória para a maioria dos programas que irá usar. Como já dissemos, aplicações mais pesadas exigem memórias maiores.

Qual a diferença entre memória RAM e memória ROM

Embora os nomes sejam parecidos, a memória ROM vem do inglês “Read Only Memory”. Ou seja, é um módulo construído apenas para a leitura e não permite que novos arquivos ou configurações sejam gravadas nela. Um exemplo muito claro de ROM é a BIOS dos computadores, onde estão salvas algumas configurações básicas de fábrica, responsáveis por testar o hardware e “despertar” o sistema operacional. Assim, qualquer erro ou modificação desastrada neste módulo pode fazer o dispositivo parar de funcionar.

Portanto, a grande diferença entre essas duas memórias está em sua capacidade de salvar ou não novas coisas.

Conclusão

Em síntese, a memória RAM é muito importante para o funcionamento dos computadores, e seu tamanho interferirá diretamente na velocidade da máquina. Este módulo tem um funcionamento bem distinto da ROM, que não pode guardar novas informações.

Sendo assim, na hora de comprar um equipamento novo como notebooks e celulares é indispensável pensar bem nas melhores características da memória RAM para o seu caso. Pois, cada tipo de utilização, exigirá uma quantidade diferente de memória.

Se conhece alguém para quem este texto pode ser útil, não deixe de compartilhar.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.