Gosta de eletrônicos? Saiba tudo sobre a área de robotica

No artigo a seguir abordaremos um pouco mais sobre a robótica, a loja da robotica com seus nichos diferentes a serem explorados. Assim, te mostramos um pouco mais sobre essa área tão nobre e tecnológica da ciência, digna de arrancar muitos olhares curiosos dos mais inexperientes no assunto, e de estudiosos que já se dedicam a esse tipo de mercado. Confira!

Descobrindo como surgiu a robótica

Gosta de eletrônicos? Saiba tudo sobre a área de robotica
Foto de Pavel Danilyuk

A robotica surgiu da necessidade de estudo das ciências tecnológicas mais a fundo, o termo robótica se refere a ramificação da ciência que estuda somente robôs e componentes de possíveis circuitos e programas aplicáveis a esses carinhas.

Desde seus primeiros passos a robótica e tudo o que ela compreende, tem como objetivo tornar mais simples e eficaz tarefas difíceis de serem executadas por nós humanos e os robôs têm evoluído cada vez mais, mostrando os resultados alcançados ao decorrer dos anos de estudo da área.

Áreas em que a robótica é aplicada

Existem diversas feiras de tecnologia e exposições onde é possível ver mais desse conhecimento aplicado em ação, geralmente nesse tipo de eventos são expostos diversos protótipos de robôs, esses que atuariam em uma loja da robotica como estrelas do show.

Quando falamos em robôs, pode ser que a maior parte do público lembre dos androides que vemos no cinema e na cultura pop, mas a verdade é que os robôs podem ser introduzidos em diversos nichos diferentes de mercado.

As áreas nas quais a robótica é aplicada são diversificadas pelo propósito e utilidade de cada robô criado. Vamos abordar um pouco mais sobre algumas dessas áreas em que esse conhecimento é útil e pode ser bem aproveitado.

Área médica

Uma das áreas em que a robótica continua a ser mais estudada e aplicada é a área da medicina. Robôs com habilidades manuais precisas para instrumentações e uma rápida análise de dados, são usados cada vez mais pelas empresas que querem não só ganhar mais tempo útil de seus profissionais, como também aproximar de um determinado padrão, todo o atendimento fornecido aos pacientes.

Dentro de uma loja da robotica, você poderá encontrar os mais diferentes tipos de ajudantes para sua profissão, estes vão desde robôs que servem para propósitos simplórios e que economizam tempo, até os robôs com habilidades manuais o suficiente para desempenhar as chamadas cirurgias robóticas, que geralmente são procedimentos pouco invasivos e mais necessitados de precisão.

Área industrial

Já dentro da área industrial, os conhecimentos de robótica podem ser usados para criar máquinas que ajudem a desempenhar papéis importantes não só na logística da empresa, como no trabalho pesado.

Existem braços robóticos e máquinas criadas para executarem tarefas de armazenamento e manuseio de produtos com mais facilidade ou menos esforço físico, o objetivo maior da robótica dentro da área industrial é suprir as necessidades de eficiência, qualidade e padronização geralmente exigidas pelas empresas contratantes.

Entendendo como a robótica se diferencia da inteligência artificial

Outro fato curioso pertinente a ser destacado é quanto a diferença entre a robótica propriamente dita e a IA ou inteligência artificial. Enquanto o estudo da robótica engloba muito conhecimento direcionado a ser consumido e replicado, a inteligência artificial trata-se da capacidade cognitiva artificial programada para algum robô ou circuito.

Com isso, podemos compreender que a robótica trata-se do conjunto da obra, enquanto a IA só lida com o cérebro dos nossos amiguinhos de “lata” e como eles vão se comportar após ligados.

Importância da robótica para o desenvolvimento

A robotica revolucionou as produções industriais, ao possibilitar a automatização de inúmeros processos de produção e tem feito o mesmo em outras áreas, como a da saúde, engenharias e até mesmo atividades do lar. Ela possibilita o desenvolvimento de atividades que a força ou resistência humana não seria capaz de suportar e ainda gera menos gasto de insumos.

Mesmo fora do setor de marketing e da tão sonhada loja da robotica perfeita, fica claro que conhecimentos como esse são de suma importância para contribuir para que o nosso desenvolvimento, tanto tecnológico quanto financeiro, venha cada vez mais rápido.

Com as infinitas possibilidades de programações e propósitos a serem doados a cada robô, também chegam novos horizontes para as áreas mais próximas da tecnologia, contribuindo assim para que de uma forma geral, o desenvolvimento do nosso país nos mais diversos setores de conhecimento sejam ampliados, e várias necessidades básicas de algumas empresas sejam nutridas.

Robótica educacional: o que é?

Dentre esses setores de aprendizado e conhecimento, a chamada robótica educacional tem trazido cada vez mais gente para dentro das salas de aula, disposta a aprender e estudar sobre robôs.

A expressão robótica educacional serve para se referir a todos os tipos de aulas ou atividades extracurriculares em que os alunos tenham como foco aprender sobre a construção de máquinas e tudo que elas englobam.

Com tudo que pudemos vislumbrar aqui sobre os conhecimentos da robótica, está claro porque ela é uma das áreas de estudo da ciência que cresce bastante nos últimos tempos, e se torna cada vez mais apta a ajudar os humanos em suas atividades diárias, além de ser essencial dentro de algumas fábricas e empresas, onde seus serviços já são tão conhecidos e apreciados por seus consumidores.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.