Como usar “Mídias Sociais” para negócio local

O Marketing é, sem sombra de dúvidas, um dos principais recursos que auxiliam na captação de novos clientes. E, por esse motivo, seja qual for o negócio, é importante tê-lo como um dos seus aliados mais nobres. Até porque, para se ter noção, hoje em dia, nada menos do que 4,2 BILHÕES usuários utilizam as Mídias Sociais em todo o mundo. E, diante disso, o meio mais rápido de alcançá-los é com uma estratégia bem definida.

Por mais difícil que pareça, todo o esforço é válido. Até porque não precisa conseguir milhões de seguidores ou desenvolver uma gigantesca campanha de marca para usufruir de maneira efetiva dos recursos e vantagens trazidos pelas plataformas mais populares do momento. Logo, de onde estiver, essa estratégia é indispensável.

Em síntese, as “Mídias sociais” são as melhores formas para agregar clientes em potencial. Isso quer dizer que, se o seu negócio não está presente nos canais mais relevantes, você pode estar deixando de conquistar uma boa audiência que, por sua vez, está disposta a se conectar fielmente ao seu negócio. Por isso, os recursos de Mídias Sociais para o negócio local também são fundamentais.

Se você chegou até aqui, com certeza está em busca do método ideal, mas também deve estar se perguntando: afinal, como usar as “Mídias Sociais” para o meu negócio? Seja no interior, ou em grandes capitais, iremos te ajudar através das seguintes dicas. Então, se você tem interesse, acompanhe!

Plano de “Mídias Sociais” para seu negócio

Como usar “Mídias Sociais” para negócio local
Imagem de Thomas Ulrich por Pixabay

Com experiência de anos como uma empresa de Marketing Digital, podemos trazer alguns pontos.

Primeiro, tenha em mente que métodos práticos de uso de “Mídias Sociais” para quaisquer que forem os negócios não precisam ser assustadores ou caros. Dessa forma, com simples conselhos e estratégias, negócios de todos os tamanhos podem conquistar novos públicos, aumentar sua clientela, construir sua reputação e, claro, expandir suas vendas.

1. Trace um plano

Sem dúvidas, o desenvolvimento de negócios inteligentes começa primeiro com um plano bem traçado. E para as Mídias Sociais isso não é diferente. Ou seja, sem uma estratégia bem elaborada, não há um objetivo claro para o que você está tentando atingir. Isso quer dizer que você não saberá se está recebendo um retorno sobre esse investimento.

Por se tratar de plataformas fáceis e gratuitas de usar, você talvez possa se sentir seduzido a pôr a mão na massa e dar início às postagens, de forma desorganizada e sem um padrão definido. Mas não é bem assim. É preciso dedicar um pouco do seu tempo para desenvolver um esboço para as Mídias Sociais desde o início e, assim, assegurar que todos os seus esforços vão permitir alcançar as metas definidas.

Portanto, para seguir seu plano de Redes Sociais, será preciso:

  • Estabelecer metas e objetivos: crie objetivos específicos, realistas, pertinentes e com prazo determinado. Além disso, fundamente seus objetivos em parâmetros que vão surtir efeitos positivos em seu negócio, como conquistar uma nova clientela ou melhorar a taxa de conversão – e não em fatores fúteis, como visualizações, likes ou comentários.
  • Conhecer a concorrência: quais as estratégias usadas pelos seus concorrentes nas redes sociais? Um balanço competitivo e detalhado das estratégias pode ajudá-lo a entender o que tem ou não resultados satisfatórios para negócios como o seu.
  • Avaliar-se: se você já usa as redes sociais, este é o melhor momento para analisar seus resultados obtidos. Como sugestão, tente utilizar modelos de checagem de redes para guiá-lo no seu desenvolvimento.
  • Buscar inspiração: procure novas inspirações no êxito de negócios em todos os setores. Se deu certo, adapte ao seu!
  • Criar um calendário: um cronograma bem definido para as redes sociais irá ajudá-lo a publicar o conteúdo certeiro, na rede certa, e sobretudo, no melhor momento possível. Ademais, se baseie pela regra 80-20. Isto é, use 80% das suas publicações para informar, educar e cativar a atenção do seu público. Os outros 20% devem ser utilizados para divulgar o seu negócio ou vender seus produtos e serviços.

2. Vá atrás da Rede Social ideal para você

Com um bom estudo feito sobre o público-alvo do seu comércio, aliado a estratégias bem desenvolvidas, qualquer empresa consegue conquistar novos clientes e fidelizá-los utilizando esses novos meios de comunicação.

Mas como escolher a melhor Rede Social? Informações demográficas podem ser uma ótima ajuda para a escolha. Use-as para ajudar a avaliar onde seu público passa a maior parte do tempo online. Todavia, lembre-se de que essas informações fornecem apenas uma ampla visão do cenário. Ademais, tenha em mente que você pode usufruir de meios diferentes para alcançar diversas audiências – ou para atingir metas específicas pré-estabelecidas para o seu negócio. Até porque, estudos indicam que uma pessoa, em média, possui cerca de 8,4 contas de Mídia Social.

3. Conheça seu público e expanda-o

Utilizar os meios digitais, especialmente as Mídias Sociais, possibilita que você conheça sua audiência de maneira mais detalhada. Porém, em primeiro lugar é preciso entender quem é o seu público. Comece reunindo dados sobre seus clientes atuais. Em seguida, aprofunde-se um pouco mais com as análises das Mídias Sociais. Em breve você irá começar a entender quem está comprando e interagindo com você.

Uma vez que você tenha uma imagem clara de quem é o seu público, você poderá rever seu plano de Mídia Social. Então, será a hora de procurar novas maneiras de alcançar mais pessoas como elas.

4. Construa relacionamento

Você sabia que mais de 44% dos internautas usam as Redes Sociais para pesquisar sobre novas marcas? Parte dessa busca permite conhecer quem você é como marca e o que você representa.

Você pode estruturar novos relacionamentos na medida que o tempo passa, em vez de vender seu produto logo nos primeiros contatos. Quando novos usuários interagem com suas publicações, por exemplo, você pode então responder, ajudando a construir uma relação de confiança entre o seu negócio e os consumidores.

5. Qualidade, e não quantidade

A grande oferta de ferramentas de Marketing Social pode deixar tudo mais complicado, no entanto, você não precisa utilizar todas elas. É muito mais interessante que você entregue um conteúdo de qualidade em alguns dos principais canais em que você realmente pode se conectar com seu público-alvo do que ter uma presença supérflua em todas as redes.

Acima de qualquer coisa, garanta que suas publicações possam abordar valores relevantes. Isso porque, se você pensa apenas em vender, haverá pouca estímulo para que as pessoas possam seguir você. Tenha em mente que o Marketing Social está relacionado com a construção de relacionamentos. Logo, seja humano; honesto. E, então, forneça ótimos conteúdos.

Mãos à obra!

No entanto, o uso das Mídias Sociais, em geral, não se resume somente a isso. Em outras palavras, as redes trazem uma infinidade de coisas que podem (e vão), contribuir para o crescimento do seu negócio.

Mas não se esqueça: ao pôr em prática sua estratégia para Mídias Sociais, é muito importante compreender o que está ou não funcionando para que você possa regular seus empenhos e melhorar seus resultados.

Não interessa o quão pequeno seja o seu negócio: as Mídias Sociais com certeza podem ajudar o seu negócio a se conectar da melhor forma com seu público-alvo, além de conquistar uma nova clientela que seja fiel e, como se não bastasse, aumentar o reconhecimento do seu empreendimento.

Por fim, saiba que você não é obrigado a fazer tudo de uma só vez. Comporte-se de maneira objetiva, ou seja, comece aos poucos, e desenvolva suas estratégias de Marketing em Mídias Sociais ao longo do tempo.

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