Seja em casa ou no trabalho, a impressora costuma ser um equipamento fundamental, pois mesmo em uma época onde vivemos cada vez mais no mundo digital, ainda há momentos em que precisamos imprimir documentos, fotos ou desenhos. Nestes casos, uma impressora a laser colorida é um produto a ser considerado.
Mas, antes de adquirir uma, vale a pena considerar suas vantagens e desvantagens, além de avaliar outras opções disponíveis no mercado. Assim, será possível definir se o produto é capaz de atender suas expectativas e por um bom custo/benefício. Neste texto, abordaremos as principais informações sobre este tipo de produto para ajudar em sua escolha.
O que é Impressora a Laser?
A impressora a laser é um equipamento que utiliza uma espécie de tinta em pó presente em um toner para fixar a impressão no papel. A tinta é fixada nos locais desenhados por um laser. Essa é pelo menos a teoria básica envolvendo este tipo de equipamento, que hoje em dia está se tornando mais popular e com preços mais atrativos.
A diminuição do valor faz com que ela possa concorrer de forma mais igualitária com as impressoras à base de jato de tinta, que utilizam cartuchos. Os dois modelos são muito comuns e a escolha depende do uso de cada um.
Por exemplo, uma pessoa que precisa de um equipamento doméstico, para poucas impressões em longos intervalos de tempo, pode se adaptar muito bem com um modelo à base de jatos de tinta.
Contudo, em uma empresa onde as impressões são constantes e devem ser feitas com muita velocidade e qualidade, a impressora a laser colorida é a melhor escolha.
Como funciona a Impressora a Laser?
Muitas pessoas ficam curiosas sobre o funcionamento de uma impressora a laser colorida, pois o nome em si não nos diz exatamente como este processo ocorre. Pois saiba que a base de funcionamento do produto é a energia estática.
Primeiramente, uma carga de energia elétrica positiva é aplicada no cilindro fotorreceptor. Em seguida, ele começa a movimentar-se, e nessa hora entra o laser, que dispara contra o cilindro em pontos específicos, criando um tipo de desenho eletrostático segundo as informações da impressão que estão armazenadas na memória da impressora.
Depois o toner libera o pó que possui carga elétrica positiva e que consequentemente é atraído para as áreas negativas marcadas pelo laser.
Já o papel entra na bandeja e recebe uma carga negativa mais forte ainda, fazendo com que a imagem seja atraída e fique gravada nele quando ele passa pelo cilindro. A folha ainda passa por dois cilindros aquecidos, para garantir a fixação do toner, para depois ser encaminhada para a bandeja de saída.
Impressoras a laser coloridas costumam ter até 4 toners de tinta. Quer ler outros textos interessantes sobre informática? Então, clique aqui.
Quais as principais vantagens de uma impressora a laser colorida?
Apesar do processo descrito no item anterior parecer bastante complexo, ele ocorre de maneira bem rápida, então a lentidão com certeza não será um problema com este equipamento. Veja abaixo as principais vantagens:
- Impressão muito mais rápida do que uma impressora a jato de tinta;
- A tecnologia utilizada na impressora a laser colorida gera uma qualidade de impressão muito maior;
- É possível encontrar equipamentos extremamente robustos, que são capazes de imprimir até 100 mil cópias por mês;
- Se o seu objetivo é imprimir muito, saiba que o toner tende a render muito mais do que o jato de tinta.
Dentre todas essas características, o que mais chama a atenção é a qualidade e a velocidade das impressoras a laser. Quando colocamos ela frente a frente com um equipamento que usa cartuchos de tinta, a diferença entre esses dois itens é gigantesca.
Quais as principais desvantagens de uma impressora a laser?
Embora as vantagens sejam muitas e tentadoras, não podemos deixar de abordar algumas desvantagens da impressora a laser colorida:
- O preço ainda é uma pequena desvantagem, pois apesar de ter diminuído, ainda é mais alto do que o de uma impressora a jato de tinta;
- Sua utilização precisa ser mais constante, já que se ela ficar parada por muito tempo há o risco de haver danos às peças internas;
- Embora a impressora a laser colorida faça impressões de alta qualidade, ela não consegue reproduzir imagens com tanta fidelidade;
- Os toners são muito mais caros do que os cartuchos de tinta.
Conclusão
Definitivamente, a impressora a laser colorida está ganhando cada vez mais espaço no mercado, pois ela é perfeita para quem necessita de impressões em larga escala, possibilitando muito mais velocidade e qualidade.
Isso ocorre, pois, a tecnologia moderna utilizada neste tipo de equipamento o torna mais eficiente do que os modelos que usam cartuchos de tinta.
Contudo, ambas as impressoras possuem suas vantagens e desvantagens, sendo que a melhor escolha irá depender da necessidade de utilização de cada um, assim como o investimento que se está disposto a fazer.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com um amigo e veja mais textos interessantes clicando aqui.
Me chamo Victor Hugo, estou cursando Marketing e escrevo aqui no Computer Arts para o público que gosta de notícias e novidades sobre o mundo da tecnologia.