Primeiramente, o TikTok dava a impressão de ser mais uma mídia social com vídeos divertidos. Gradualmente, a plataforma mostrou que poderia se transformar em uma mania mundial. Logo, o TikTok se tornou um verdadeiro fenômeno entre adolescentes e adultos.
Ao todo, foram registrados dois bilhões de downloads do aplicativo no planeta inteiro, superado somente pelo software de troca de mensagens WhatsApp. No país, o aplicativo também cresceu muito e os seus vídeos viralizaram entre todas as faixas etárias.
Vale salientar que esse ‘boom’ do TikTok se deve também a necessidade de ficar mais em casa pela pandemia de COVID-19. Por exemplo, a rede cresceu em torno de 35% entre jovens, 24% entre os adultos e 15% entre aqueles com mais de 55 anos, segundo informações do Kantar Ibope. Contudo, essa alta nos números não surpreende os especialistas.
O que é o Tiktok?
O TikTok é uma plataforma para Android e IOS, que permite que os usuários compartilhem vídeos breves, de 15 segundos a um minuto, porém fornece inúmeros recursos para edição. A pessoa consegue adicionar legendas, música, cortes, filtros e tantos outros itens.
Além disso, a rede também possibilita que o usuário acompanhe outros perfis e possa entrar em contato, curtindo as postagens, comentando e até compartilhando via WhatsApp. A mídia ganhou muito destaque em função da sua capacidade de viralizar novos conteúdos.
Assim, os usuários podem propor desafios, repetir dancinhas, imitam celebridades, realizar paródias e realizar várias brincadeiras. Todas essas possibilidades fazem sucesso entre os mais jovens. O TikTok nasceu em 2014, com o nome de Musical.ly.
Criado por uma companhia da China, era um aplicativo para que os usuários postassem vídeos dublando canções. Três anos depois, o negócio foi adquirido pela também chinesa, ByteDance. Desse modo, o aplicativo se transformou no TikTok para ser divulgado para o mundo inteiro.
Porque essa rede fez tanto sucesso
Então, há diversos motivos levantados por especialistas para o sucesso do TikTok. A facilidade de gravar vídeos curtos com piadas, danças e outras brincadeiras segue despertando o interesse de milhões de adeptos, inclusive entre famosos. A oportunidade de encaminhar esses vídeos com outras redes sociais também contribuiu para ampliar ainda mais a quantidade de usuários.
Outro segredo é algoritmo criado por seus idealizadores. Ao entrar no TikTok, a pessoa descobre uma série de vídeos, achando facilmente os vídeos de sua preferência. Ou seja, cada um acaba curtindo materiais personalizados e que se adéquam ao seu perfil.
Dicas para usar o Tiktok
Como citado anteriormente, o TikTok é uma plataforma mundial e está contagiando todas as idades. Porém, quais as melhores formas de aproveitar a plataforma e se divertir?
Desafios
Certamente, os desafios (challenges) são garantia de boas risadas no TikTok. Quase toda a semana surge uma nova tendência entre os usuários e é uma excelente maneira do seu perfil também ganhar relevância. Além disso, os duetos são um modo coletivo de se divertir e criar conteúdo.
As hashtags são uma forma de conectar o seu perfil aos outros que estão na aba “For You” (Para Você). O ideal é escolher três ou quatro tags por publicação.
Títulos
Se você deseja que o seu conteúdo chame a atenção, a ideia de acrescentar um título é válida! Assim, as miniaturas dos vídeos nas páginas de tags e nas contas podem despertar o interesse de outras pessoas e gerar mais visualizações.
Sucessos musicais
Praticamente todo mundo já está ciente que há algumas canções que bombam no TikTok e os conteúdos que adotam essas músicas são impulsionadas pelo algoritmo da rede. Por isso, o ideal é que você conheça a trilha sonora que está em alta no momento de sua postagem. Desse modo, é unir o útil ao agradável. Afinal, você se divertirá ao criar o vídeo e estará em evidência.
Cuidados ao usar o Tiktok
Segundo as pesquisas, 66% dos adeptos do TikTok tem menos de 30 anos. Já os usuários ativos têm 60% na faixa dos 16 a 24 anos. Por isso, as crianças e jovens estão vendo e reproduzindo boa parte do material na rede. Assim, os pais devem se manter atentos e conferir o que os filhos andam publicando na plataforma.
A plataforma chegou a criar uma versão destinada para o público mais jovem. Nessa rede alternativa, as crianças conseguem produzir os vídeos, porém não publicar em uma conta pública. Afinal, um dos medos dos responsáveis é exposição dos filhos a internautas mal-intencionados.
Cuidado com sua privacidade
Antes de mais nada, é essencial pontuar que, como as outras plataformas sociais, o TikTok assegura a privacidade de seus usurários. Portanto, aqueles que não desejam que os seus vídeos sejam vistos por desconhecidos, a opção é tornar a conta privada. Por fim, essa também é uma maneira para que os pais consigam aumentar a segurança dos filhos adolescentes.
A ação é bem simples: acesse a parte de configurações e escolha “Privacidade e segurança” no TikTok. Por último, basta clicar em “Conta privada’ para limitar o acesso ao seu perfil.
Me chamo Victor Hugo, estou cursando Marketing e escrevo aqui no Computer Arts para o público que gosta de notícias e novidades sobre o mundo da tecnologia.