Tiktok explode em sucesso no Brasil, saiba tudo sobre ele

Primeiramente, o TikTok dava a impressão de ser mais uma mídia social com vídeos divertidos. Gradualmente, a plataforma mostrou que poderia se transformar em uma mania mundial. Logo, o TikTok se tornou um verdadeiro fenômeno entre adolescentes e adultos.

Ao todo, foram registrados dois bilhões de downloads do aplicativo no planeta inteiro, superado somente pelo software de troca de mensagens WhatsApp. No país, o aplicativo também cresceu muito e os seus vídeos viralizaram entre todas as faixas etárias.

Vale salientar que esse ‘boom’ do TikTok se deve também a necessidade de ficar mais em casa pela pandemia de COVID-19. Por exemplo, a rede cresceu em torno de 35% entre jovens, 24% entre os adultos e 15% entre aqueles com mais de 55 anos, segundo informações do Kantar Ibope. Contudo, essa alta nos números não surpreende os especialistas.

TikTok Rede Social
Foto de cottonbro no Pexels

O que é o Tiktok?

O TikTok é uma plataforma para Android e IOS, que permite que os usuários compartilhem vídeos breves, de 15 segundos a um minuto, porém fornece inúmeros recursos para edição. A pessoa consegue adicionar legendas, música, cortes, filtros e tantos outros itens.

Além disso, a rede também possibilita que o usuário acompanhe outros perfis e possa entrar em contato, curtindo as postagens, comentando e até compartilhando via WhatsApp. A mídia ganhou muito destaque em função da sua capacidade de viralizar novos conteúdos.

Assim, os usuários podem propor desafios, repetir dancinhas, imitam celebridades, realizar paródias e realizar várias brincadeiras. Todas essas possibilidades fazem sucesso entre os mais jovens. O TikTok nasceu em 2014, com o nome de Musical.ly.

Criado por uma companhia da China, era um aplicativo para que os usuários postassem vídeos dublando canções. Três anos depois, o negócio foi adquirido pela também chinesa, ByteDance. Desse modo, o aplicativo se transformou no TikTok para ser divulgado para o mundo inteiro.

Porque essa rede fez tanto sucesso

Então, há diversos motivos levantados por especialistas para o sucesso do TikTok. A facilidade de gravar vídeos curtos com piadas, danças e outras brincadeiras segue despertando o interesse de milhões de adeptos, inclusive entre famosos. A oportunidade de encaminhar esses vídeos com outras redes sociais também contribuiu para ampliar ainda mais a quantidade de usuários.

Outro segredo é algoritmo criado por seus idealizadores. Ao entrar no TikTok, a pessoa descobre uma série de vídeos, achando facilmente os vídeos de sua preferência. Ou seja, cada um acaba curtindo materiais personalizados e que se adéquam ao seu perfil.

Dicas para usar o Tiktok

Como citado anteriormente, o TikTok é uma plataforma mundial e está contagiando todas as idades. Porém, quais as melhores formas de aproveitar a plataforma e se divertir?

Desafios

Certamente, os desafios (challenges) são garantia de boas risadas no TikTok. Quase toda a semana surge uma nova tendência entre os usuários e é uma excelente maneira do seu perfil também ganhar relevância. Além disso, os duetos são um modo coletivo de se divertir e criar conteúdo.

Hashtags

As hashtags são uma forma de conectar o seu perfil aos outros que estão na aba “For You” (Para Você). O ideal é escolher três ou quatro tags por publicação.

Títulos

Se você deseja que o seu conteúdo chame a atenção, a ideia de acrescentar um título é válida! Assim, as miniaturas dos vídeos nas páginas de tags e nas contas podem despertar o interesse de outras pessoas e gerar mais visualizações.

Sucessos musicais

Praticamente todo mundo já está ciente que há algumas canções que bombam no TikTok e os conteúdos que adotam essas músicas são impulsionadas pelo algoritmo da rede. Por isso, o ideal é que você conheça a trilha sonora que está em alta no momento de sua postagem. Desse modo, é unir o útil ao agradável. Afinal, você se divertirá ao criar o vídeo e estará em evidência.

Cuidados ao usar o Tiktok

Segundo as pesquisas, 66% dos adeptos do TikTok tem menos de 30 anos. Já os usuários ativos têm 60% na faixa dos 16 a 24 anos. Por isso, as crianças e jovens estão vendo e reproduzindo boa parte do material na rede. Assim, os pais devem se manter atentos e conferir o que os filhos andam publicando na plataforma.

A plataforma chegou a criar uma versão destinada para o público mais jovem. Nessa rede alternativa, as crianças conseguem produzir os vídeos, porém não publicar em uma conta pública. Afinal, um dos medos dos responsáveis é exposição dos filhos a internautas mal-intencionados.

Cuidado com sua privacidade

Antes de mais nada, é essencial pontuar que, como as outras plataformas sociais, o TikTok assegura a privacidade de seus usurários. Portanto, aqueles que não desejam que os seus vídeos sejam vistos por desconhecidos, a opção é tornar a conta privada. Por fim, essa também é uma maneira para que os pais consigam aumentar a segurança dos filhos adolescentes.

A ação é bem simples: acesse a parte de configurações e escolha “Privacidade e segurança” no TikTok. Por último, basta clicar em “Conta privada’ para limitar o acesso ao seu perfil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.