Android 12 Beta começa os testes confira as novidades

Google já anunciou a nova versão do Android 12 Beta. Enquanto a edição anterior se concentrava na adição de novas melhorias para privacidade dos usuários, essa novidade foca mais na utilidade, fornecendo algumas funcionalidades muito pedidas e aprimorando outras.

Assim, a gigante da tecnologia liberará o Android 12 para determinados usuários com aparelhos compatíveis para testar a versão beta. Então, você poderá conferir todos os detalhes desse lançamento a seguir!

Android 12 Beta
FOTO: Reprodução site developer android.

História do sistema Android

O Android apareceu em 2003, em Palo Alto na Califórnia, criado por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, empreendedores do setor tecnológico. Na época, Rubin descreveu a companhia como os dispositivos mais inteligentes e estavam cientes das preferências dos clientes.

A partir do Android, o conceito de smartphone foi alterado. Assim, a empresa ganhou cada vez mais espaço e se transformou no sistema operacional dos melhores celulares. Atualmente, a empresa é apontada como detentora do sistema mais usado do planeta.

Veja quando chega o novo Android

O Android 12 já entrou na fase beta. Conforme a empresa, o lançamento oficial de seu modelo estável pode ocorrer entre os meses de setembro e outubro deste ano. Por isso, o ideal é prestar atenção para conferir como foi o desempenho nessa etapa Beta.

Android 12 Beta — Veja o que vem de bom

Agora que já sabe a data de lançamento da fase estável, você poderá conhecer os principais destaques do Android 12 Beta. Vamos lá?

Privacidade

Durante a apresentação do Android 12, a companhia citou alguns recursos de privacidade que estarão no sistema, como o Painel de Privacidade, que mostra de maneira mais clara as permissões que um app possui para acessar cada dado ou função do aparelho.

Vale lembrar que o painel apareceu no Android 12 Beta na última versão de teste, e já pode ser utilizado por quem está no programa de avaliação. Essa versão também contempla os indicadores de microfone e câmera ativos, possibilitando reconhecer em tempo real quando um aplicativo está utilizando esses recursos. Além disso, há os botões para desabilitar prontamente o acesso aos aplicativos.

Design Material You

A interface com Material You se ajustará ao seu perfil, seja qual for, se adaptando a cada tela. Os itens do sistema poderão alterar a cor conforme o papel de parede, adotando tonalidades complementares. Os controles rápidos foram ampliados e podem ser customizados.

Passar pelo sistema também garantirá uma experiência mais fluída, com novas animações que se adéquam ao espaço que há na tela. Por exemplo, ao mostrar todos os alarmes na tela de bloqueio com lidas, o relógio crescerá para informar que não existe mais nada para olhar.

Google Assistente

O Google Assistente ficou mais assertivo. Com a funcionalidade de atalhos no sistema, se torna possível efetuar as mais diferentes atividades em aplicativos, como fazer o pedido de uma refeição em um aplicativo. Os softwares de terceiros também serão integrados ao Assistente para obter os dados sem a necessidade de abrir o aplicativo.

Jogos no Android 12

Quem gosta de se divertir com os jogos já pode festar essa nova função. O Android 12 Beta deixará as pessoas reproduzirem títulos ainda que não tenham terminado de baixar. Além disso, o sistema contará com um painel com funcionalidades que auxiliarão a aprimorar a experiência e o rendimento com os games.

Como saber se meu celular poderá usar?

Inúmeras fabricantes já asseguraram o Android 12 para os seus modelos de dispositivos móveis. Portanto, a maioria dos modelos anunciados nos últimos 24 meses tende a ter a atualização quando for lançada pelo Google.

A Samsung já informou uma série de modelos compatíveis com o novo lançamento. Até mesmo os aparelhos como Galaxy A01 e A11 estão nessa lista, apesar de essa ser possivelmente a sua última atualização.

Em contrapartida, alguns aparelhos com valores acessíveis da Motorola, como o G10, não possuem garantia de atualização de versão. Contudo, o Moto G60 possui garantia de receber o Android 12 Beta. Enquanto a Xiaomi deve atualizar inúmeros modelos de linha M1 10, Redmi Note 9, Poco, entre outros. Todavia, o fabricante pode levar algum tempo para soltar esse update para os aparelhos intermediários.

Seria hora de trocar de celular?

Como citado anteriormente, o Android 12 Beta deve chegar somente para alguns aparelhos de determinadas marcas. Isso porque os aparelhos tendem a ficar obsoletos com a passagem do tempo e a chegada de atualizações, novos aplicativos, nas funcionalidades e recursos que exigem ainda mais do aparelho.

Por isso, é importante ficar atento para todas as ferramentas que você necessita no seu dia a dia para analisar os novos modelos visando a comparação com o seu atual dispositivo móvel. Além disso, o celular também corre o risco de ficar mais lento e com pouca memória para comportar os seus arquivos. Enfim, o ideal é trocar no momento que usar o seu aparelho se torna abaixo do necessário.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.