Por que notebook para jogos é tão caro? Saiba as principais razões

Por que os notebooks gamers são tão caros? Abordaremos isso brevemente a seguir.

No mundo dos jogos, a portabilidade sempre foi uma escolha. Sempre quisemos poder jogar nossos jogos enquanto estávamos em movimento, e é por isso que algumas empresas começaram a produzir smartphones para jogos.

Para alguns jogadores sérios, no entanto, um smartphone não é suficiente. Devemos ter os mesmos recursos de um PC de mesa para ser eficaz. O mais emocionante para nós é controlar o jogo com nosso mouse e teclado e ter uma visão maior da tela do mundo virtual. É aí que entra um notebook gamer.

Se você está procurando um PC poderoso e portátil, um notebook para jogos é o caminho a percorrer. Além disso, também é muito útil, pois você pode usá-lo em praticamente qualquer lugar.

Mas com todos os benefícios que um notebook para jogos oferece, há uma compensação. Se você não quiser se levantar, você pode colocá-lo na sua cama. Você também pode usá-lo em cafés e jogar enquanto desfruta da atmosfera ao ar livre de sua casa.

Por que os notebooks para jogos são tão caros? Os notebooks para jogos devem ser pequenos o suficiente para caber em um notebook comum e ainda oferecer desempenho razoável, o que exige mais esforço e pensamento criativo. Isso os torna mais caros.

Os notebooks para jogos são caros por vários motivos. Portanto, neste post, abordaremos os principais pontos por que os notebooks para jogos custam mais do que os PCs de mesa com especificações comparáveis.

Razões para explicar por que os notebooks para jogos são tão caros

Por que notebook para jogos é tão caro? Saiba as principais razões
Crédito: Freepik

Antes de discutirmos por que os notebooks para jogos são tão caros, vamos discutir o que é um notebook para jogos e como ele difere de um notebook comum.

O que é um notebook para jogos e como ele é diferente de um notebook comum?

Vamos começar definindo o que são esses notebooks e distinguindo-os dos notebooks tradicionais.

Um notebook para jogos é como um notebook comum, mas com alguns recursos extras que o tornam mais poderoso. Ele foi projetado para jogar videogames e requer mais poder de processamento e gráficos do que os notebooks.

Aqui estão as principais diferenças entre notebooks para jogos e notebooks comuns:

  • Processador: um notebook para jogos precisa ter um processador rápido para executar os jogos mais recentes sem problemas. O processador é o cérebro do computador e precisa ser rápido o suficiente para processar todas as informações rapidamente.
  • Placa de vídeo: um notebook para jogos também precisa de uma placa de vídeo poderosa para exibir imagens em jogos sem problemas. A placa gráfica cria as imagens que você vê na tela e precisa ser rápida o suficiente para fazê-lo sem atrasos.
  • Armazenamento: os notebooks para jogos também exigem uma quantidade maior de armazenamento ou RAM para executar os jogos mais recentes sem problemas. Isso ocorre porque os jogos exigem muitos dados para serem processados ​​rapidamente, e mais memória significa que mais dados podem ser processados ​​de uma só vez.
  • Tela: os notebooks para jogos geralmente têm uma tela melhor do que os notebooks comuns. Os jogos são mais exigentes visualmente do que outras tarefas, portanto, uma tela melhor significa uma melhor experiência de jogo.
  • Teclado e mouse: os notebooks para jogos também têm teclados e mouses melhores do que os notebooks comuns. O jogo requer uma entrada mais precisa do que outras tarefas, portanto, um teclado e mouse melhores significam uma melhor experiência de jogo.

Por que os notebooks para jogos são tão caros ao lado dos computadores do dia a dia?

Você pode estar se perguntando por que os notebooks para jogos são tão caros. Neste guia, abordamos as dez principais causas e muito mais.

Por que os notebooks para jogos são mais caros do que os computadores comuns e os notebooks que não são para jogos? Destacamos as 10 principais razões pelas quais os notebooks para jogos são mais caros do que os computadores de mesa e os notebooks que não são para jogos abaixo.

Eles não são superfaturados, e o custo extra se justifica, pois são mais potentes e compactados em um espaço tão pequeno.

Conveniente e compacto:

a primeira razão pela qual os notebooks para jogos custam mais é que eles são muito mais convenientes e compactos do que os PCs de mesa.

Isso significa que você pode salvar seu notebook Leve seu notebook para qualquer lugar que vá e não se preocupe em encontrar um lugar para colocar seu computador.

Um notebook para jogos também é ótimo para pessoas que moram em pequenos apartamentos ou dormitórios onde o espaço é escasso.

Processadores e placas gráficas poderosos:

A segunda razão pela qual os notebooks para jogos custam mais é que eles possuem processadores e placas gráficas poderosas.

Como mencionamos anteriormente, os jogos exigem muito poder de processamento e gráficos para rodar sem problemas. Os notebooks para jogos precisam de processadores e gráficos poderosos para executar os jogos mais recentes.

Personalização:

A terceira razão pela qual os notebooks para jogos custam mais é que eles geralmente são personalizáveis. Isso significa que você pode escolher as especificações do seu notebook para atender às suas necessidades.

Por exemplo, se você deseja um notebook com processador e placa de vídeo potentes para jogos, terá que pagar mais do que se precisar de um notebook básico para navegar na Internet e verificar e-mails.

Prevenção de superaquecimento:

A quarta razão pela qual os notebooks para jogos custam mais é que eles geralmente vêm com recursos que evitam o superaquecimento. Isso é importante para os jogadores, pois o superaquecimento pode danificar o computador e causar atraso ou até desligamento.

Como os notebooks são significativamente menores do que os PCs de mesa, há menos fluxo de ar, o que pode levar ao superaquecimento.

Este é um grande problema para os jogadores. Todos nós queremos que nossos notebooks para jogos tenham o melhor desempenho sem danificar os componentes.

Como a temperatura é crítica na maioria dos notebooks, todas as partes, especialmente a CPU e a GPU, são projetadas para acelerar automaticamente quando atingem a temperatura máxima permitida.

Isso significa que esses componentes são restritos em seu desempenho para mantê-los atualizados e prolongar sua vida útil.

Os notebooks para jogos funcionam mais rápido do que os notebooks comuns, exigem mais energia e geram mais calor. Os notebooks para jogos de hoje têm soluções térmicas ou de resfriamento significativas.

Unidades de estado sólido:

A quinta razão pela qual os notebooks para jogos custam mais é que eles geralmente vêm com unidades de estado sólido.

As unidades de estado sólido são muito mais rápidas do que os discos rígidos tradicionais, o que significa que seus jogos serão carregados mais rapidamente e proporcionarão uma melhor experiência de jogo.

Além disso, uma unidade mais rápida agora é necessária, especialmente para jogadores hardcore e produtores de conteúdo.

Se você comprar um notebook com uma unidade de estado sólido pré-instalada, deve esperar que seja mais caro, especialmente com uma capacidade de armazenamento maior.

Fabricação:

O processo de fabricação de um notebook para jogos também é diferente do de um notebook normal. As telas dos notebooks para jogos geralmente são maiores e têm resoluções mais altas.

Isso significa que mais pixels precisam ser colocados na tela, aumentando os custos. Além disso, o funcionamento interno de um notebook para jogos deve ser capaz de lidar com o calor extra que vem dos jogos.

Isso significa que a placa-mãe, CPU e GPU geralmente precisam ser de qualidade superior à de um notebook normal. Todos esses fatores contribuem para o custo de fabricação de um notebook para jogos.

Vida útil da bateria:

um computador para jogos de mesa não precisa ser carregado, portanto, você não precisa se preocupar com a duração da bateria ou pagar por uma bateria. Como os notebooks para jogos precisam de baterias fortes e de alta qualidade para mantê-los funcionando por longos períodos sem recarregar, isso geralmente aumenta o custo.

A duração da bateria em um notebook para jogos deve ser de pelo menos várias horas, mas os jogos tendem a drenar a bateria rapidamente. Todas as funções do notebook estão ativas ao jogar um jogo.

A tela está mais brilhante, o som está ligado e a GPU está trabalhando duro. Isso consome muita energia e drena a bateria rapidamente.

Para neutralizar isso, os notebooks para jogos geralmente têm baterias maiores do que os notebooks comuns. Isso ajuda a manter os custos baixos, mas também significa que o notebook pode ser mais pesado e menos portátil.

Suporte técnico:

Ao comprar um notebook para jogos, você também paga pelo suporte técnico que o acompanha. Isso ocorre porque os notebooks para jogos tendem a ser mais difíceis de reparar do que os notebooks comuns.

Eles geralmente têm hardware e software mais poderosos do que notebooks comuns. Além disso, muitos notebooks para jogos são personalizados, o que significa que menos suporte está disponível para eles.

Se você tiver um problema com seu notebook para jogos, talvez seja necessário pagar do próprio bolso pelo suporte técnico. Isso pode aumentar o custo total de propriedade de um notebook para jogos.

Garantia:

Um notebook para jogos é um investimento significativo, portanto, você deve ter certeza de que ele vem com uma boa garantia. Isso protege você caso algo dê errado com seu notebook.

A maioria dos notebooks para jogos vem com garantia de um ano, mas algumas empresas oferecem garantias mais longas por uma taxa adicional. Certifique-se de ler as letras miúdas da garantia para ver o que está coberto e por quanto tempo.

Marca: A última razão pela qual os notebooks para jogos custam mais é a marca. Os notebooks para jogos geralmente têm logotipos especiais e elementos de design que os notebooks comuns não possuem.

Isso ajuda a diferenciá-los da concorrência e torná-los mais reconhecíveis. No entanto, também aumenta o custo do notebook.

Perguntas frequentes

Um notebook para jogos é melhor que um notebook comum?

Depende do que você vai usar o notebook para. Se você é um jogador casual, um notebook comum provavelmente fará o truque. No entanto, se você é um jogador hardcore ou deseja usar seu notebook para outras tarefas que exigem muitos recursos, um notebook para jogos é uma escolha melhor.

Quanto tenho que pagar por um notebook para jogos?

O custo de um notebook para jogos pode variar muito, dependendo das especificações e recursos que você deseja. Um notebook básico para jogos pode custar cerca de R$ 3.500,00 enquanto um notebook de última geração pode custar mais de R$ 8.000,00.

Um notebook gamer é um bom investimento?

Um notebook para jogos é um investimento significativo, portanto, verifique se ele vem com uma boa garantia. Isso protege você caso algo dê errado com seu notebook. A maioria dos notebooks para jogos vem com garantia de um ano, mas algumas empresas oferecem garantias mais longas por uma taxa adicional. Certifique-se de ler as letras miúdas da garantia para ver o que está coberto e por quanto tempo.

Um notebook para jogos é adequado para uso diário?

Um notebook para jogos é uma boa opção para uso diário quando você precisa de um computador poderoso para tarefas que exigem muitos recursos. No entanto, você pode querer considerar um notebook comum se planeja usá-lo apenas para jogos casuais ou se não precisar de energia extra.

Conclusão:

Notebooks com recursos de jogos não são baratos, isso é verdade. A fabricação de notebooks que se aproximam de um desktop para jogos tem um preço, assim como o esforço, o tempo e a tecnologia.

Os notebooks para jogos de hoje são construídos para excelência, portabilidade e versatilidade. No entanto, isso não exclui a necessidade de notebooks para jogos. As empresas devem investir recursos significativos no design e na construção de notebooks para jogos de qualidade.

Por isso, além do preço de cada computador e do serviço pós-venda, o custo total de cada notebook também aumentou devido aos gastos da marca.

Deixe um comentário